Como preparar seu público para comprar

Você vai conhecer agora algumas ações de como preparar seu público para comprar e o que fazer quando o seu possível cliente diz não para sua oferta.

Todas as vezes que faço uma análise de presença online para algum empresário ou empreendedor e apresento as soluções de marketing digital que podem ajudar a aumentar seu faturamento, uma das perguntas que faço é qual a maior dificuldade que está enfrentando no momento. 

A resposta, na maioria das vezes é a mesma: Missun, eu preciso vender mais. E eu digo: Ok, mas para quando você está precisando vender mais? Se você chegou até aqui nesse artigo tem a resposta. Para ontem, né?

Pois então, não é só você. O que eu tenho para dizer a esses empresários é que isso é bem óbvio para mim, mas eu pergunto mesmo assim para poder chegar num ponto muito importante.

Seu cliente sabe que você precisa começar a vender para ontem? Você já combinou isso com ele? Ele está preparado para receber sua oferta e comprar?

Mas isso é muito comum, é uma situação que muitas pessoas estão passando e eu vi isso acontecendo nos mais diversos nichos de mercado sejam negócios físicos ou online.

E não tem jeito, sempre tem que ter um tempo de preparação junto ao seu público para resolver essa questão. Se você está querendo vender hoje, agora, seu público deveria estar preparado para a compra desde o mês passado.

O grande problema da maioria dos negócios hoje é que a preocupação principal está na venda. O foco de suas ações de marketing está voltado somente para a venda e não para a preparação do público para a compra.

Como preparar seu público para comprar

Antes de mais nada eu preciso te dizer que a venda que você está fazendo hoje, é consequência das ações que você tomou a uma semana ou um mês atrás. Isso proporcionalmente, ou seja, se você teve um engajamento forte antes com o público, suas vendas estão em alta hoje.

Eu tenho falado nos meus artigos que é preciso criar estratégias de tráfego, engajamento e só depois fazer a oferta. Hoje vamos tratar de engajamento e oferta.

O engajamento é o que vai preparar o público para comprar e a oferta é o que muitas empresas tem feito para que o público compre imediatamente.

Existem três coisas que devem ser feitas numa campanha de engajamento com o público. A primeira delas é mostrar a grande oportunidade que chegou até elas. Por exemplo:

Preparar seu público para comprar entregando uma oportunidade

A primeira coisa que deve ser feita é mostrar para seu público que existe uma real oportunidade no que você está apresentando e que vai acontecer uma transformação de verdade depois que ela receber essa mensagem.

Eu tenho sempre falado aqui no meu blog que as empresas não estão alcançando resultados satisfatórios simplesmente porque não tem uma presença online que supere seus concorrentes.

Com isso, tenho oferecido uma oportunidade para que esses empresários recebam um relatório gratuito sobre o posicionamento deles na internet e a partir daí, traçar as estratégias que vão aumentar seu faturamento.

E o que mais acontece e o que mais percebo quando faço esses relatórios para meus clientes, é que a concorrência está mais bem posicionado, porém com conteúdo fraco, com ofertas muito comuns entre eles e que não atraem mais clientes.

Mostro nas análises que com um trabalho de produção de conteúdo que atende especificamente ao público alvo, nem é preciso estar na primeira posição em uma busca para conseguir mais clientes.

Percebe que isso é uma grande oportunidade para quem está sem saber o que fazer para aumentar suas vendas? Mostro como é possível tornar a concorrência irrelevante, como atingir o real público interessado no seu produto ou serviço e com isso conseguir mais clientes, aumentar o faturamento e fazer sua empresa crescer. É o começo de tudo.

Então você tem que estar sempre oferecendo e mostrando grandes oportunidades para solucionar problemas que as pessoas estão enfrentando. Isso tem que ser uma constante nas suas ações na internet.

Preparar seu público para comprar mostrando um passo a passo

A segunda coisa que é preciso fazer para um bom engajamento e preparar seu público para comprar é mostrar um passo a passo de como essa oportunidade funciona. Explicar todos os detalhes dessa oportunidade.

Voltando ao exemplo aqui do blog, eu explico muito bem como funciona uma análise de presença online.

  • A análise de posicionamento da empresa
  • O que precisa ser corrigido no site ou blog
  • O que precisa ser feito nas redes sociais
  • O posicionamento da concorrência
  • As oportunidades para superar a concorrência
  • Os pontos fracos do produto ou serviço
  • Como melhorar a oferta

Preparar seu público para comprar eliminando barreiras

Nessa fase é preciso mostrar as dificuldades que seu público vai enfrentar para alcançar essa oportunidade. Assim você consegue eliminar as objeções de compra.

Vamos ao nosso exemplo da análise de presença online. Sempre que eu apresento os relatórios, eu explico muito bem as dificuldades para implementar as ações, mas mostro também como resolver esses problemas.

Por exemplo:

1 – Barreira: Presença online fraca ou totalmente nula

Solução: Criação ou otimização de blog/site e redes sociais

2 – Barreira: A concorrência está nas primeiras posições nos mecanismos de busca

Solução: Criação ou otimização de conteúdo que responde aos problemas das pessoas

3 – Barreira: A oferta de produto ou serviço é a mesma da concorrência

Solução: Criar conteúdo que vendam usando outras abordagens, criando um relacionamento com público, criar novos produtos, mix de produtos, ofertas exclusivas etc.

Preparar seu público para comprar: A hora da oferta

Bom, agora que você já apresentou uma oportunidade única para seu público, já mostrou um passo a passo de como essa oportunidade vai resolver o problema e mostrou quais as dificuldades elas iram enfrentar e como vão superá-las, aí sim seu público está preparado para receber uma oferta.

É totalmente diferente de chegar e fazer uma oferta assim na lata: COMPRE! Agora a pessoa está preparada, mas se você tivesse feito antes dessa preparação, poderia até vender, mas agora você pode vender mais, e sua oferta será muito mais assertiva.

Vamos fazer um resumo rapidinho:

Para preparar seu público para comprar é preciso:

  1. Apresentar uma oportunidade
  2. Mostra o passo a passo detalhado da oportunidade
  3. Mostra as dificuldades que vão enfrentar e apresenta as soluções
  4. Oferta

Ficou claro para você agora? Ei, espere aí, mas e se mesmo depois de tudo isso o cliente ainda disser não para sua oferta?

Sabe qual é a melhor parte de se fazer uma campanha de engajamento? É que você vai conseguir vender bem mais para mais pessoas do que fazendo uma oferta direta.

Claro que não vai acontecer de todas as pessoas fecharem negócio com você. Isso aqui não é fórmula mágica ou hipnotismo. Mas o melhor de tudo isso é que uma vez feita a campanha de engajamento, e a pessoa diz “ainda não”, você pode fazer novas campanhas com o mesmo modelo.

Nas novas campanhas você vai atingir novas pessoas e pode incluir essas que não aceitaram sua oferta em uma nova abordagem, com um novo conteúdo, com uma nova oportunidade, nova solução de problemas e certamente, essa pessoa ficara ainda mais engajada a sua marca.

Entendeu? Se ela não comprou hoje, outras tantas compraram e essa pode comprar na próxima campanha.

Se ainda assim ela não comprar, ela pode ficar nos seus contatos recebendo conteúdos e novas ofertas futuramente. Esse modelo de campanha pode ser repetido durante o ano todo e você não vai sofrer com seu fluxo de caixa variando mês a mês.

Isso cria muito engajamento com o público porque você sempre estará ajudando as pessoas a darem o próximo passo rumo à sua oferta.

E é assim que você vai conseguir atingir cada vez mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço, conseguir mais clientes, aumentar seu faturamento e vender todos os dias. Daqui para a frente, sua meta deve ser: Preparar seu público para comprar.

Bom, recado dado, eu espero sinceramente que esse artigo ajude você e sua empresa a alcançar melhores resultados usando a internet para seus negócios e vou deixar mais um recado importante aqui.

Se você quiser a minha ajuda pessoal para criar suas campanhas de engajamento, criar novas oportunidades para suas ofertas, mostrar um passo a passo de como essas ofertas podem ajudar seu público, eliminar as objeções de compra e fazer ofertas incrivelmente atraentes, entre em contato comigo.

Você pode mandar uma mensagem para mim que eu retorno rapidinho.

Muito obrigado pela leitura, um grande abraço e até mais.

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