Posicionamento e autoridade: Mais vendas com marketing digital

Hoje eu trago um assunto de grande importância para quem está convencido de que é preciso investir em marketing digital: Posicionamento e autoridade. Conheço uma pá de gente que tem talentos incríveis e estão amargando essa “bendita” crise por um motivo muito simples: Quem é que sabe da sua existência?

O que eu vou te contar agora vai mudar essa situação para sempre. Não espere que eu traga uma fórmula mágica, como todo caminho para o sucesso, os quatro passos que vou te mostrar agora exige trabalho, dedicação e esforço. Mas não é muito mais fácil do que ficar esperando o cliente bater a sua porta.

1 – Mostre a todos do que é capaz

Clientes para seu produto ou serviço existem aos montes por aí. Mas certamente já aconteceu de alguém muito próximo te perguntar do que você vive ou com o que trabalha, estou certo? Gente próxima, que conhecemos a muito tempo, mas não temos muito contato.

Como eu disse anteriormente, existem pessoas que são ótimas no que fazem, mas não contam isso para ninguém. Por outro lado, está cheio de gente que não tem metade do seu conhecimento e tem milhares de seguidores e oportunidades. Essas só estão bem posicionadas, por isso estão ocupando um lugar que poderia ser seu.

Isso acontece por que a maioria das pessoas não sabem criar um posicionamento online. E isso não é a coisa mais difícil do mundo de conseguir. Experimenta agora mesmo mudar o seu perfil de uma rede social qualquer na área de emprego/trabalho/formação acadêmica e repare que uma porção de pessoas vão curtir e comentar.

É muito importante que você defina o seu diferencial e apresente isso ao público, investindo cada vez mais nele e se tornando uma verdadeira autoridade no seu segmento.

Mas não adianta de nada ter conhecimento em tudo se você não souber como divulgar isso e o principal: para quem divulgar isso. Se isso também não for bem definido, seu conhecimento não vai valer de nada.

Ok, você sabe usar o Facebook, posta fotos de seus produtos e serviços, vídeos, faz flyers ou anúncios baratos, mas você está alcançando os resultados que gostaria?

Como se posicionar como autoridade

  • Você precisa ter um problema central (você irá se concentrar nele) e ser o solucionador desse problema: Foque em ser um especialista na solução desse problema de forma única. Escreva sobre o assunto, mostre que você tem o conhecimento, estratégia e solução.
  • Possuir uma história de obstáculos e superações: Conte para as pessoas como você superou suas dificuldades na solução desses problemas. Mostre a elas sua trajetória.
  • Realização da primeira venda. Ofereça seu produto ou serviço como a solução definitiva do problema.
  • Ajudar outras pessoas a solucionar os seus problemas: Ensine as pessoas a alcançar uma primeira vitória com seu conhecimento.

2- Entenda o conceito de propaganda

Calma, você não precisa se formar numa faculdade para entender isso. A Wikipédia traz esse conceito para você, mas não é bem isso que eu quero dizer nesse tópico.

Estou falando da etimologia da palavra mesmo. Propaganda vem do latim propagare, usado inicialmente em agricultura, para designar a reprodução das mudas das parreiras. Em 1622, o Papa Gregório XV instituiu uma comissão de cardeais para difundir o catolicismo nos países não católicos: a Congregatio de Propaganda Fide (“Congregação para Propagar a Fé”), referida informalmente como a Propaganda. Logo o termo passou a ser usado para qualquer organização empenhada em difundir doutrinas religiosas ou políticas.

Nas guerras do séc. 20, a propaganda foi largamente utilizada para elevar o moral dos soldados e desmoralizar os adversários, ficando claro que, diferentemente da publicidade, que procura divulgar e vender um produto, a propaganda procura influenciar os espíritos. Hoje há propaganda contra e a favor de tudo, chegando a haver propaganda antirreligiosa, o que é uma ironia etimológica.

Eu sei, eu sei… você está admirado com tamanha cultura. Mas essa eu também busquei na internet. hahahahaha. Foi mal, da próxima mando só o link.

Mas continuando, você já deve ter passado por alguém na rua e ter a impressão de que a conhece, mas não sabe de onde. E deve ter visto mesmo. Você pode causar esse efeito com muito mais objetividade PROPAGANDO seu conteúdo nos diversos canais de comunicação gratuitos disponíveis para isso:

  • Redes sociais
  • YouTube
  • E-mail
  • Blog
  • Palestras

3 – Prove – Mostre o que você já fez

Compartilhe em seus canais de comunicação como você conseguiu ajudar as pessoas e o quanto elas ficaram realizadas com seu produto ou serviço. Faça isso usando estudos de caso que apresentem:

  • Problemas
  • Soluções
  • Resultados
  • Novas realidades

Vai ser assim que você vai atingir seu público específico e ele terá a certeza de que é você quem vai resolver seus problemas. Isso gera mais engajamento, mais aproximação.

Mas olha só, é muito importante que você mantenha esse relacionamento com seus clientes. Crie uma conexão entre eles, mas atenda a todos de forma única. A única que importa: A MELHOR. Sem preferências e focando em resultados.

4 – Tenha um sistema de vendas online

Sua autoridade está no ar, em um monte de redes sociais, nos mecanismos de busca na internet, você aparece nas primeiras posições no google, as pessoas te reconhecem na rua, o Neymar é só um moleque bom de bola e você ainda não vendeu nada?

Não, gente… pera lá. Vamos resolver isso agora:

  • Crie um Ima digital: servirá para ser oferecido as pessoas, ao cadastrar e-mails, como exemplo: E-book com conteúdo de valor que já resolva um problema imediatamente. Um vídeo no YouTube também é ótimo para isso.
  • Distribua esse conteúdo: Faça com que esse material chegue a pessoas realmente interessadas no assunto.
  • Apresentação: Importante você possuir duas cartas diferentes de apresentação
  • Engajamento: Ao entregar informações gratuitas as pessoas terão confiança em você
  • Treinamento: Série de três vídeos com conteúdo de boa qualidade e gratuitos provando que você pode ajudar a pessoa a resolver seus problemas
  • Venda: Oportunidade para que a pessoa possa realizar a compra do seu treinamento ou seu produto

Resumindo:

  • Apareça na internet
  • Mostre do que é capaz
  • Resolva o problema específico do seu público
  • Ofereça uma primeira vitória com seu conteúdo
  • Feche uma venda
  • Mantenha um bom relacionamento com seu cliente.

Seguindo essas etapas você já vai alcançar ótimos resultados.

Gostou do papo? Não!!! Como assim? Então faz o seguinte, se cadastra aqui no blog porque tenho vários outros conteúdos que podem te ajudar a aumentar seu posicionamento online e aumentar seus lucros.

Deixa uma mensagem ou mande uma sugestão de como posso te ajudar que eu trago a resposta aqui para você no próximo artigo, ok?

Até mais!

 

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